segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ENTRE e veja alguns pontos de VISTA


A entrevistada dessa quinzena é a cantora e comunicóloga, Laísa Eça. Conheça suas opiniões, suas implicações e seu gosto musical, entre outros assuntos que você só vai saber se continuar lendo.

Como e quando começou seu “gosto” pela música?

Eu sempre disse: “Ah, meu irmão é músico e me incentivou e talz...” mas a verdade é que comecei com Xuxa, É o Tchan, Chiquititas, Sandy e Júnior e coisas do tipo. Adorava ficar cantando e dançando na sala. Quando tinha coreografia então, eu me esbaldava. Mas fui crescendo e aí entrou a participação do meu irmão que estava sempre procurando videoclipes que pudessem chamar minha atenção e me fazer esquecer o “É o Tchan”. E ele bem conseguiu com o clipe “Ironic” da Alanis Morissette. Invoquei que queria cantar igual a ela e aprender todas as músicas. Eu tinha 11 anos.


A banda Manzuá “ganhou” em segundo lugar como melhor banda com mais de trinta concorrentes, você e Brisa dividiram o prêmio de melhor intérprete no festival Multiarte, pela FICC. Qual a sensação de ter seu trabalho reconhecido?

Bom demais! Não tem coisa melhor do que estar em um palco tocando, cantando e ver que o público está curtindo a apresentação, cantando junto, aplaudindo no final. Isso faz com que a gente acredite cada vez mais no nosso trabalho e procure estar sempre evoluindo. A gente busca melhorar as apresentações, uma após outra. O prêmio foi uma surpresa! A gente se inscreveu no festival com o simples objetivo de mostrar o nosso som a quem estivesse naquele auditório. Sinto que conseguimos! A premiação foi um detalhe a mais. Muito bom, diga-se de passagem! (risos)

Você mudaria completamente seu estilo (músicas, roupas, comportamento) por um contrato numa grande gravadora?

Rapaz...pergunta difícil! Eu estou sempre mudando. A idéia de mudar não me assusta muito. As vezes até sinto um impacto, mas acostumo logo! Agora mudar por causa de um contrato eu não sei dizer. Detesto tudo que me obrigue a fazer algo que não gosto. Mas também não quer dizer que não faça. Se tratando de banda, sei que muita coisa precisa se adequar para chegar ao mercado. É um produto como outro qualquer. E acho que algumas mudanças são benéficas. É possível que eu topasse algumas mudanças, mas nada que comprometesse demais minha personalidade ou a da banda. Tipo, de “banda Manzuá” para dupla sertaneja “Brisa e Laísa”. Isso não!

O suposto novo sub-genero do rock, happy rock, que tem impregnado as emissoras de tv e rádio no Brasil, atrai seu olhar? Qual sua opinião sobre essa nova tendência?

Happy Rock? O que é isso? Tipo Restart? Se for, bem, admito que atraiu meu olhar sim. Para a curiosidade! (risos). Acho que é coisa de geração. Normal! Com 12, 13 anos eu também tive as Spice Girls, os Hansons, minha irmã teve os Menudos e o Polegar. Se a gente colocar todos eles em um paredão, são tão esquisitos quanto o Cine e o Restart. Como eu tenho 23 anos, pra mim é abominável. Mas tenho certeza que se eu tivesse 12, ia ser fã desses caras. A não ser que meu irmão fizesse alguma coisa pra impedir. (risos).

Qual o gênero musical está impresso em você?

Uma mistura de rock com samba e música de terreiro. Se tiver peso, ou batucada, ou as duas coisas juntas, me conquista!

Você acha que a simplicidade faz o artista?

Depende! Tem muito escroto por aí, talentoso pra caralho (ou não) que chega lá e vice-versa! Penso que se o cara, além de talentoso, for simples, ele só tem a ganhar. Não que a simplicidade seja a chave para o sucesso e o reconhecimento, mas acho que serve para um benefício interior e individual.

Se tudo der errado você vira... comunista. Já disse!

Quais são os dez álbuns da sua vida?

Oh peste!!!

Jagged Little Pill - Alanis Morissette

Ten - Pearl Jam

V - Legião Urbana

Palhaço do Circo sem Futuro - Cordel do Fogo Encantado

Ventura - Los Hermanos

Parachutes - Coldplay

Morning View - Incubus

Braseiro - Roberta Sá

Saliva-me - Zéu Brito

De Rolé - Manzuá.. se Deus quiser (risos).

2 comentários:

  1. Que bom que aquelas fitas de VHS contrinuiram nas influencias dessa menina...
    sou ligeiramente suspeito...
    E so tem me dado muito Orgulho...
    DAle Maninha!!!

    ResponderExcluir